Chegou como uma porrada (mais uma) a notícia de que não teríamos mais o sr. Bonifácio por aí, flanando entre botecos, lançamentos de livros e exposições de Humor. Todos nós aqui conhecíamos há, pelo menos, 30… 40 anos. Tempo suficiente para qualquer ser humano ter seus pecados e manias bestas convertidos em serviço comunitário. Com Ykenga, não. Tinha que ser daquele jeito, senão não valia. Qualquer projeto nosso, inclusive este +Humor em suas várias encarnações, sempre o primeiro aluno da sala a levantar a mão e berrar “presente”. Ykenga presente!
Bonifacio Rodrigues de Mattos (Rio de Janeiro, 14 de maio de 1952 - 1 de abril de 2024), mais conhecido como Ykenga foi um sociólogo e cartunista brasileiro. Produziu para os jornais Última Hora e O Dia, Extra, além do tabloide O Pasquim e, por último, este +Humor (Amorim)
+Humor, edição de outubro de 2019
Biografia
Ykenga era desenhista técnico, profissão que abandonou ao começou a trabalhar como cartunista nos periódicos sindicais em 1978.Militante do movimento negro, incentivou a candidatura de Martinho da Vila à Academia Brasileira de Letras. Segundo Nobuyoshi Chinen, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Ykenga foi pioneiro ao representar nos quadrinhos a desigualdade social que afeta as pessoas negras no Brasil.
Em 2015, lançou o livro Casa grande & sem sala, uma sátira ao clássico Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freyre, em que contesta, com o uso do humor, o mito da democracia racial. O nome do livro, prefaciado por Chico Caruso, faz alusão à série de charges Casa grande & sem sala do próprio Ykenga, que foi publicada em jornais da década de 80 e que aborda a realidade das favelas cariocas. Em 2018, publicou Humor à La Carte. Ilustrou o romance gráfico A história do Samba contada em quadrinhos, publicado junto a Haroldo Costa. Recebeu o Prêmio Ângelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional em 2021,
“E a vida segue cada dia com -Humor...”
“Meus sentimentos. Muita tristeza pra todos nós também. Era uma pessoa muito especial. Fomos amigos e colega. durante 40 anos. Que descanse em paz e que Deus conforte toda família.”
“Adeus, Ykenga. Sabemos que levar a vida a sério não tem graça, mas às vezes a vida teima em estragar qualquer brincadeira. Hoje o +Humor está sem verve, sem fôlego, sem graça! Depois de Nani e Rogério, lá se vai mais um companheiro de traço e de troça. Adeus, Ykenga! Um dia vamos todos rir juntos dessa merda toda.”
“Que coisa triste. Mais um amigo que se vai! Uma pessoa rara. Muito triste.”
“Uma tristeza. Não dá pra acreditar! O ultimo cartum foi publicado no +Humor. Os desenhistas estão morrendo mais cedo. Muito por conta de como ficou cada vez mais difícil viver de desenho. O Negreiros morreu ano passado por não ter onde mais publicar. Ele que fazia capas de Veja, ilustrações em varias revistas e jornais estava perto de sua morte vendendo originais lindos a preços baixíssimos. Nossa profissão está cada vez menos valorizada. E com a IA a coisa vai piorar. Temos que nos reinventar já para amanhã. O Ykenga fará muita falta nessa guerrilha que travamos pela sobrevivência da arte e da vida.”
“Querido compadre Ykenga, de grandes papos… poxa, fiquei devendo uma visita ao estúdio novo de Maricá!”
“Estou aqui pensando que é necessário fazer um bom documentário sobre esses amigos do traço e do humor que perdemos nos últimos anos. Muita gente boa que fez a história do humor gráfico brasileiro. Por aqui perdemos Nani, Rogerio e Ykenga. Fora do +Humor, Ota, Lailson, Negreiros entre outros.”
Putz....QUE TRISTEZA !!!
Entre em contato:
maishumorjornal@gmail.com
só recentemente conheci o trabalho de ykenga, lamentavelmente. há muito o brasil vem perdendo sua poesia, essa espécie de poesia que vem dos cartunistas, dos cartuns. bom que a + humor foi criada, ajudando a ver quem anda por aí e continua trabalhando, seja como for. lá se vai, agora, o ykenga - traço bacana, personalíssimo, sacadas inteligentes e finas. lamento, mesmo; tanta gente que não conheço que, como todo artista fecundo, já se foi e, claro, sempre antes da hora. meus respeitos.